Investigação

Michelle Bolsonaro: PF quer depoimento da ex-primeira-dama

Em áudio obtido pela corporação, ex-assessor de Bolsonaro diz que a esposa do ex-presidente "sumiu" com um kit de joias

Luana Patriolino
postado em 12/08/2023 03:55
Na conversa entre assessores, não é mencionado qual item estava com a ex-primeira-dama e que
Na conversa entre assessores, não é mencionado qual item estava com a ex-primeira-dama e que "sumiu" - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

A Polícia Federal quer tomar o depoimento da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no caso das joias. Mensagens interceptadas pela corporação mostram que parte dos presentes dados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que teriam sido desviados do patrimônio da União, ficou em posse da esposa do ex-chefe do Executivo.

Os investigadores interceptaram um áudio enviado pelo assessor do ex-chefe do Planalto Marcelo Câmara ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Ele discutem sobre a legalidade de as peças de luxo serem vendidas. O militar pede a Câmara que consulte Marcello da Silva Vieira, então chefe do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência da República.

“Eu falei com ele sobre isso, Cid”, responde Câmara. “Aí ele me falou que tem esse entendimento, sim. Mas que o pessoal questiona porque ele pode dar, pode fazer o que ele quiser. Mas tem que lançar na comissão, memória, entendeu? (...)”, acrescenta.

Em seguida, após relatar a restrição para venda dos itens, Câmara ressalta: “O que já foi, já foi. Mas se esse aqui tiver ainda a gente faz certinho para não dar problema. Porque já sumiu um que foi com a dona Michelle; então pra não ter problema”. O então assessor não menciona, porém, que item teria sumido.

“As mensagens revelam que, apesar das restrições, possivelmente, outros presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro podem ter sido desviados e vendidos sem respeitar as restrições legais, ressaltando inclusive que ‘sumiu um que foi com a dona Michelle’”, destaca a PF no inquérito. Até o fechamento desta edição Michelle Bolsonaro não tinha se pronunciado a respeito do assunto.

Confusão

Nesta sexta-feira, Michelle e o amigo e maquiador Fernandez Agustin se envolveram em uma discussão sobre o caso das joias sauditas. O episódio ocorreu em um restaurante de Brasília, quando uma mulher provocou a ex-primeira-dama, questionando o paradeiro dos objetos recebidos por ela e Jair Bolsonaro (PL).

O vídeo, obtido pela jornalista Andréia Sadi, do G1, mostra o momento em que uma mulher provoca Michelle e pergunta “cadê as joias?”. Em seguida, Agustin vai até a mesa em que a pessoa está e a xinga de “vagabunda”.

Depois de ofender a mulher, o maquiador vira as costas e sai de perto, enquanto uma outra pessoa aparece tentando conter Agustin. Logo após, Michelle vai até a mesa da pessoa que está filmando a cena e diz: “Você é tão mal informada que sabe onde estão as joias”.
Assim que Michelle termina a fala, aparece nas imagens cubos arremessados em direção à mulher. Foi nesse momento em que o maquiador jogou um copo com gelo contra a pessoa que fez a provocação.

Ao G1, a assessoria de Michelle informou que a provocação foi injusta e, diante disso, ela “apenas respondeu aos insultos dizendo que aquelas pessoas eram mal informadas e retirou-se do local”.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação