O ministro Rui Costa, da Casa Civil, postou em suas redes pessoais cards com propagandas do novo PAC, o Programa de Aceleração de Crescimento, que será lançado na sexta-feira (11/8), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Costa se referiu às postagens, quatro ao todo, como "alertas de spoiler", que significa algo que está antecipando, contando em primeira mão.
A postagem gerou incômodo em setores do governo, que viram no proceder do ministro uma ação pessoal. Nos bastidores, aliados do Planalto avaliam que o gesto de Costa desrespeita a orientação de Lula de evitar promoções individuais. O presidente já declarou que todas as obras serão do governo, e não de ministros.
- Cláudio Castro fala ao Correio: "É uma honra lançar o PAC no Rio"
- Após Cúpula, Lula desembarca no Rio e anuncia novo PAC nesta sexta
- CPI do MST: Lira anula convocação de Rui Costa para depor na comissão
O Novo PAC está chegando com novidades que vão impulsionar o crescimento da economia brasileira! É mais emprego e renda para o nosso país e uma vida melhor para nossa gente. pic.twitter.com/nn2AF7Jzi0
— Rui Costa (@costa_rui) August 9, 2023
Ainda que sob a coordenação da Casa Civil, o PAC é transversal, com obras de todos os ministérios. Na redes sociais, Costa ainda inseriu uma marca d'água com o nome dele na imagem. Nas publicações, o nome do presidente Lula não aparece.
Marca d'água pessoal
A orientação da Secretaria de Comunicação (Secom) para os ministérios é que reforcem nos releases — material de divulgação para a imprensa —, textos e demais peças que este é o governo do presidente Lula.
Nos seus "alertas de spoiler", o ministro anunciou que o novo PAC está chegando e vem trazendo "transporte eficiente e sustentável, inclusão digital e conectividade e transição e segurança energética". Em outro, Costa informa que "já tem obra confirmada, o túnel Santos-Guarujá". Num terceiro "spoiler", ele conta que a ferrovia de integração oeste-leste, a Fiol, também está confirmada. No último, é apresentada a ferrovia Transnordestina.
Procurada, às 15h, a Casa Civil não respondeu ao Correio até a publicação desta nota. O espaço segue aberto.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.