HOMENAGEM

TSE aprova mudança de nome do salão para Espaço Ministro Sepúlveda Pertence

Ministro Alexandre de Moraes informou que marcará uma cerimônia de inauguração do espaço. Magistrados destacam trajetória do homenageado

Luana Patriolino
postado em 10/08/2023 17:15 / atualizado em 10/08/2023 17:16
Ministro possibilitou a criação de uma base de dados que permitiu a implantação do voto eletrônico -  (crédito:  Minervino Junior/CB)
Ministro possibilitou a criação de uma base de dados que permitiu a implantação do voto eletrônico - (crédito: Minervino Junior/CB)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (10/8), uma resolução para mudar o nome do Salão Nobre da Casa para Espaço Ministro Sepúlveda Pertence, em homenagem ao ex-presidente da Corte e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) — que morreu em 2 de julho. A proposta é da ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do TSE, e foi aprovada por unanimidade em plenário.

Na sessão, o presidente do tribunal, ministro Alexandre de Moraes, informou que será agendada uma data de inauguração do espaço. A família Pertence será convidada para a cerimônia. O magistrado relembrou a trajetória de Sepúlveda Pertence. “Ele foi um notável jurista, incansável defensor da democracia durante toda sua vida. Exerceu com brilhantismo, competência e integridade todas as funções e cargos que ocupou”, disse.

Legado

O presidente do TSE destacou os avanços da Justiça Eleitoral durante a gestão do homenageado. Ele ressaltou que a implementação do direito ao voto aos 16 anos ocorreu durante a gestão de Pertence. Foi também o ministro quem possibilitou a criação de uma base de dados que permitiu a implantação do voto eletrônico nos anos seguintes. O magistrado foi responsável, ainda, por criar uma rede nacional da Justiça Eleitoral que permitiu transmitir a alguns centros regionais a apuração de cada seção de votação nos municípios.

A ministra Cármen Lúcia teceu elogios a Pertence. “Foi um grande ser humano, um homem bom. E a bondade para um juiz é uma virtude muito especial. A pessoa que tinha a bondade que ele tinha deixava isso registrado nos votos e decisões. Não conheço alguém com quem ele tenha se indisposto, ele é um grande exemplo a ser seguido”, disse.

“Ele continua sendo um grande exemplo e os exemplos movem gerações, especialmente as mais novas. Obrigado presidente por dar visibilidade a um exemplo que deve ser seguido por todos nós”, completou.

*Com informações do TSE

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação