O ator Mark Ruffalo, notório pelo papel de Hulk nos filmes da Marvel, fez uma longa crítica nas redes sociais sobre o resultado final da Cúpula da Amazônia, presidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e afirmou que apesar do trabalho de Lula ter méritos, ainda há muito o que fazer pela preservação da floresta.
Em postagem publicada duas vezes, uma em português e outra em inglês, Mark afirmou que considera Lula um de seus heróis, mas que está de coração partido pela falta de metas concretas na Declaração de Belém da Cúpula da Amazônia. Vale lembrar que o ator foi uma das vozes mais ativas entre atores norte-americanos a favor da eleição de Lula e contra a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
- Mark Ruffalo diz que é preciso escolher entre 'Amazônia ou Bolsonaro'
- Lula é criticado por presidente colombiano na Cúpula da Amazônia
- Cúpula da Amazônia: declaração não traz desmate zero como meta nem fim do petróleo
"A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática e não temos tempo a perder", afirmou o ator.
Mark ressaltou que a liderança de Lula e a realização da Cúpula ajudou a estabelecer proteções "fundamentais" para os Povos Indígenas e agradece pelo que foi feito neste quesito, entretanto, salienta que isso não impedirá o colapso da floresta.
Ruffalo destacou também as ações do governo colombiano que visam a proteção da Amazônia e compara as ações de Gustavo Petro com as de Lula.
"A Colômbia é a primeira nação amazônica a seguir o que a ciência recomenda - a meta de proteger 80% da floresta até 2025, e um pedido para interromper a extração de petróleo na Amazônia. Esse é exatamente o tipo de liderança que a humanidade precisa agora, Sr. Presidente", reforçou.
O ator acentuou ainda que o presidente Lula pode fazer a diferença, uma vez que o Brasil tem 60% da Amazônia. "Talvez o senhor pense que é impossível se comprometer dessa forma. Mas, nas palavras de um outro grande herói, Nelson Mandela: “Tudo parece impossível até que seja feito”. Este é o momento de ser o próximo Nelson Mandela. Se o senhor puder", defendeu.
"Milhões de anos de uma evolução preciosa nos levaram até esse momento sem precedentes, quando semanas antes da Assembleia Geral, o senhor pode mudar o nosso destino. Seja corajoso. Nós estamos com você - e estamos de olho. Vamos fazer isso", finalizou o texto.
Nos comentários da postagem, muitos enalteceram Ruffalo por exaltar as conquistas feitas pelo presidente Lula mas mesmo assim criticar a falta de ações concretas sobre o tema.
A Cúpula da Amazônia foi realizada entre terça e quarta-feira (9/8) em Belém. Oito países assinam a Declaração de Belém para cobrar países desenvolvidos, mas não foi estabelecida meta comum de desmatamento ou veto à exploração de petróleo.
Veja a íntegra das postagens feitas por Mark
O senhor é um dos meus heróis, @LulaOficial, mas me parte o coração ver que a Declaração de Belém da #CúpuladaAmazônia não tem metas concretas para proteger a floresta.
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) August 10, 2023
A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática - e nós não temos tempo a perder.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.