Política

Bolsonaro critica fala de Zema: "Minha filha é neta de cearense"

Ex-presidente criticou as declarações do governador mineiro sobre uma 'união' entre Sul e Sudeste para ganhar o espaço conquistado pelo Norte e Nordeste

Estado de Minas
postado em 09/08/2023 10:21
Bolsonaro e Zema eram aliados e compartilham os mesmos valores políticos, mas fala do ex-presidente mostra divergência sobre o Nordeste -  (crédito: Marcos Corrêa/Presidência da República)
Bolsonaro e Zema eram aliados e compartilham os mesmos valores políticos, mas fala do ex-presidente mostra divergência sobre o Nordeste - (crédito: Marcos Corrêa/Presidência da República)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou a recente polêmica que envolve as declarações do governador Romeu Zema (Novo), criticado por "xenofobia" contra o nordeste. Zema havia dado uma entrevista sobre a união dos estados do Sul e Sudeste, já que o Norte e Nordeste estavam ganhando espaço nos debates em Brasília.

Questionado sobre o assunto, durante entrevista na Prefeitura de São Paulo, nessa segunda-feira (7/8), Bolsonaro criticou as falas do governador. "Minha filha é neta de um cearense e São Paulo é a cidade que mais tem nordestino no Brasil", disse.

Zema também se posicionou sobre o assunto, dizendo que sua proposta de união entre as regiões não era para diminuir outras. "Não é ser contra ninguém, e sim a favor de somar esforços. Diálogo e gestão são fundamentais pro país ter mais oportunidades. A distorção dos fatos provoca divisão, mas a força do Brasil está no trabalho em união", afirmou.

O governador fala sobre o tema desde o lançamento do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud), em cerimônia no início de junho, em Belo Horizonte. As falas, no entanto, pegaram mal entre os principais nomes da política mineira.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por exemplo, citou uma tradição de unificação nacional pregada por políticos mineiros. "Não cultivamos em Minas a cultura da exclusão. JK, o mais ilustre dos mineiros, ao interiorizar e integrar o Brasil, promoveu a lógica da união nacional", escreveu.

  • Bolsonaro se reunia com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), quando foi questionado por jornalistas
    Bolsonaro se reunia com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), quando foi questionado por jornalistas Foto: Divulgação/PL
  • Bolsonaro e Zema, que venceu no primeiro turno com 56,18%, durante campanha em BH
    Bolsonaro e Zema eram aliados e cumpriram agenda de campanha em eleições (foto) Foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press
  • Bolsonaro e Zema em solenidade de diplomação das turmas do curso de formação de sargentos em 2019, em Varginha
    Bolsonaro e Zema eram aliados e compartilham os mesmos valores políticos, mas fala do ex-presidente mostra divergência sobre o Nordeste Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.