MEIO AMBIENTE

Lula e secretária-geral da OTCA falam sobre desenvolvimento da Amazônia

Presidente teve uma reunião preparatoria com María Alexandra Moreira López, tratando de desenvolvimento sustentável na Amazônia; ele também conversou com a presidenta do Peru, Dina Boluarte

Ândrea Malcher – Enviada especial
postado em 08/08/2023 09:46 / atualizado em 08/08/2023 09:46
Lula em encontro com secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
 -  (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
Lula em encontro com secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica - (crédito: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite de segunda-feira (7/8), com a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López, antecipando a Cúpula da Amazônia que começa logo mais em Belém (PA).

“Me reuni com a Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López, para falar das expectativas para a Cúpula da Amazônia que começa amanhã em Belém. Também falamos da cooperação dos países da região para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, escreveu Lula no Twitter.

Foi tratado no encontro o fortalecimento da OTCA e a cooperação entre os países membros — Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela — para a defesa e desenvolvimento da região amazônica.

“Estes temas passam a ser cada vez mais parte da nossa agenda”, declarou María Alexandra Moreira López. Ela destacou, ainda, a necessidade de cooperação internacional para o financiamento de projetos e soluções para questões como água e saneamento, tratamento de resíduos sólidos, conectividade e saúde.

O presidente teve ainda um primeiro encontro com a presidenta do Peru, Dina Boluarte, para tratar da cooperação com o vizinho sul-americano.

“Encontrei-me hoje pela primeira vez com a Presidenta do Peru, Dina Boularte, que veio ao encontro dos países amazônicos. Conversamos sobre a cooperação entre nossos países. Assuntos que iremos aprofundar com os outros 6 países da conferência que compartilham a floresta”, afirmou Lula.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação