O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi empossado oficialmente no cargo nesta quinta-feira (3/8), durante evento no Palácio do Planalto. Ele já estava no cargo desde o início de julho, antes do recesso parlamentar. Em discurso, o ministro prometeu interlocução com o Congresso, ministérios, estados e municípios, falou em aumentar o fluxo de turistas para o Brasil e a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, gerando riquezas "da ordem de um pré-sal".
Durante a solenidade, ele também assinou a recriação do Conselho Nacional de Turismo, que teria sua primeira reunião em 19 de agosto. Sabino foi empossado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a presença de outros ministros, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do União Brasil, depurado Luciano Bivar (União-PE), e o líder do União na Câmara, Elmar Nascimento (União-BA).
- "União foi o 2º partido que mais deu voto ao governo", diz Celso Sabino
- Celso Sabino sobre chefiar o Turismo: "Muita disposição"
"Queremos nos inspirar em algumas iniciativas de sucesso, como de Portugal, nossa nação irmã, que em 10 anos triplicou o número de turistas estrangeiros de 7 milhões para 22 milhões, no ano passado", discursou Sabino. Ele citou como exemplo as iniciativas de aumentar a conectividade das empresas aéreas, baratear passagens e investir em campanhas digitais e qualificação de mão de obra.
Sabino citou ainda que está em elaboração um novo Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, e celebrou que o presidente Lula autorizou a retomada do Conselho Nacional de Turismo, órgão que reúne entidades e empresas do setor para aconselhar o ministério e a Presidência da República.
"Trabalharemos para bater o recorde de turistas estrangeiros para muito além dos 6,3 milhões [no ano passado] e, por consequência, multiplicar os empregos. Temos a convicção de que o setor de turismo pode alavancar a economia do nosso país, gerando riquezas da ordem de um pré-sal e de forma sustentável, pois é uma indústria sem chaminés", frisou o ministro.
Celso Sabino ocupa o lugar da ex-ministra e agora deputada Daniela Carneiro, após pressão do União Brasil pela troca.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.