O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (1º/8), durante sua live semanal, que ouvirá pessoas de sua confiança para definir o sucessor do procurador-geral da República, Augusto Aras, e que a escolha é um “problema seu”.
“Vou escolher com mais critério, com mais pente fino para não cometer um erro. Não quero escolher alguém que seja amigo do Lula. Eu quero escolher alguém que seja amigo deste país, alguém que goste desse país, alguém que não faça denúncia falsa”, declarou.
- Lula descarta lista tríplice para PGR: "Vai ser um critério pessoal"
- Cazetta: Recondução de Aras à PGR teria custo político para Lula
- Na reta final de mandato, Aras inicia campanha de recondução à PGR
O presidente já havia afirmado anteriormente que não pretende observar critérios tradicionais, como a lista tríplice elaborada pela cúpula do Ministério Público Federal e enviada ao Palácio do Planalto.
“As pessoas já estão preocupadas com a Procuradoria-Geral da República, com o novo membro da Suprema Corte, isso é uma naturalidade. Ninguém nesse país tem mais experiência de escolher procurador do que eu, porque já escolhi três”, disse.
Lula emendou: “Eu vou escolher no momento certo, na hora certa, vou ouvir muita gente. Vou atrás de informação de pessoas que eu penso. Vou discutir se é homem, se é mulher, se é preto, se é branco. Tudo isso é um problema meu, que está dentro da minha cabeça, e quando eu tiver um nome, eu indico, é simples assim”.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.