O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na tarde desta terça-feira (25/7) com o ministro da Defesa, José Múcio, o comandante da Marinha, Almirante Marcos Olsen, o comandante do Exército, General Tomás Paiva e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno no Palácio do Planalto. O grupo discutiu a promoção de oficiais generais.
- Planalto divulga decreto para armas de fogo; veja as novas regras
- Lula sobre clube de tiro: "Temos que fechar quase todos"
No começo da próxima semana, ocorre a reunião do Alto Comando do Exército, com caráter administrativo. No último encontro, foram escolhidos os indicados do Exército. A lista com os nomes dos promovidos precisava passar pelo aval do chefe do Executivo.
No final da semana passada, Lula assinou o decreto que versa sobre a redução de armas e munições acessíveis para civis, entre eles caçadores, atiradores e colecionadores; retomada da distinção entre as armas de uso dos órgãos de segurança e as armas acessíveis aos cidadãos comuns.
A norma também decreta o fim do porte de trânsito municiado para caçadores, atiradores e colecionadores; restrições às entidades de tiro desportivo; redução da validade dos registros de armas de fogo; e a migração progressiva de competência referente às atividades de caráter civil envolvendo armas e munições para a Polícia Federal.