O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamou, neste domingo (23/7), os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) de “malucos”. Durante discurso na cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, o chefe do Executivo disse que o Brasil “precisa voltar a ser civilizado”.
“Derrotamos o Bolsonaro, mas ainda não derrotamos o bolsonarismo ainda. Os malucos estão na rua”, declarou Lula. O presidente ainda apontou que os apoiadores de Bolsonaro estão “ofendendo pessoas”, “xingando pessoas” e que, o papel dos que defendem a esquerda é “mostrar para eles [bolsonaristas], que a gente quer fazer com que esse país volte a ser civilizado”.
Na fala, Lula ressaltou que “as pessoas não têm que se gostar”, mas precisam se respeitar. “Isso é democracia”, ressaltou. “A pessoa não é obrigada a gostar de você, mas é obrigada a te respeitar e não te xingar, não é obrigada a te ofender, como aconteceu esses dias com Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma”, argumentou.
“Um canalha não só ofendeu ele, mas também bateu no filho dele”, disse. Lula destacou que o suspeito de agredir Moraes, o empresário Roberto Mantovani Filho, é dono de uma empresa na Alemanha Olaf Scholz e, por isso, entregou “o nome dele para o chanceler alemão”. O presidente também frisou a expulsão do acusado do PSD, pelo presidente do partido Gilberto Kassab.