Durante o evento de retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta quarta-feira (12/7), a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, repreendeu uma mestre de cerimônia que organizava a entrada dos convidados. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, entregavam a Ordem Nacional do Mérito Científico a pesquisadores e entidades, Janja pediu para que a profissional chamasse as pessoas mais devagar.
Lula ainda cumprimentava o físico Silvio Crestana, quando a mestre de cerimônia chamou a bióloga Selma Maria Bezerra Jerônimo. Então, a primeira-dama se aproximou do púlpito e repreendeu a mulher. "Segura um pouco. Ele nem entregou a faixa. Segura um pouco, amiga", disse.
- Janja diz que ministério de Wellington Dias é o "coração do governo Lula"
- Janja destaca moda nacional e quebra protocolo com roupas da posse; veja
No evento, entre os pesquisadores que receberam a condecoração, estavam a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, que teve a honraria revogada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — na época, outros 21 cientistas renunciaram às condecorações em solidariedade aos colegas.
O Correio tentou contato com a Casa Civil para pedir um posicionamento da primeira-dama Janja, mas até a publicação desta matéria, não obtivemos retorno.
Saiba Mais
Com informações da Agência Estado*