O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se posicionou, por meio do Twitter, sobre o fato de não ter diploma acadêmico. Na publicação, o presidente reconheceu que não tinha o documento quando assumiu a Presidência da República pela primeira vez, em 2003, mas que sempre teve a "consciência que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação".
A mensagem foi publicada depois que a crítica feita por Carlos Alberto de Nóbrega circulou nas redes sociais. Em entrevista ao programa Roda viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira (3/7), o humorista criticou o fato de Lula ter concluído apenas o ensino fundamental. "Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, ser presidente da República? Por isso que o país está desse jeito", disparou.
Sem citar nomes, Lula fez a postagem falando, inicialmente, sobre as acusações feitas por brasileiros e estrangeiros sobre a educação no Brasil, de que o país seria "atrasado", e concluiu reafirmando o compromisso de investir nesse setor. "Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim. Quando eu e o Zé Alencar tomamos posse, nós não tínhamos diploma, mas tínhamos a consciência que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação", escreveu.