Familiares do ex-ministro Sepúlveda Pertence, que morreu no domingo (2/7), aos 85 anos, em Brasília, prestaram homenagens e se despediram dele na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), onde ocorre o velório. O filho do jurista, Evandro Pertence, destacou que o pai é um exemplo em sua atuação profissional e na vida pessoal.
Evandro destacou que os familiares se despedem com gratidão pelo reconhecimento do trabalho do pai. "O sentimento da família hoje é de gratidão. Sobre o homem público eu não preciso nem falar, todos vocês estão faltando. A gentileza, o carinho, a solidariedade, é um exemplo para todos nós. Eu tenho certeza que eu e vocês todos vão andar com ele daqui para a frente também", disse.
- Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do STF, morre aos 85 anos
- Autoridades do DF manifestam pesar pela morte de Sepúlveda Pertence
- Lula lamenta morte de Sepúlveda Pertence: "Amigo e grande advogado"
Sepúlveda estava internado no Hospital Sírio Libanês, no Distrito Federal, e teve falência múltipla dos órgãos. Ministros do Supremo, como Cármen Lúcia, Dias Toffoli e a presidente da corte, Rosa Weber estiveram presentes. O Judiciário entrou em recesso na sexta-feira (30) e, por conta disso, alguns ministros já tinham deixado Brasília.
Autoridades de outros Poderes também participam da cerimônia, como parlamentares, o governador Ibaneis Rocha e ministros do Executivo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu pela manhã em razão da agenda, mas existe a expectativa de que acompanhe o velório após o almoço.
O enterro está previsto para ocorrer as 16h30, na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. Sepúlveda foi um dos nomes mais notáveis do Supremo.