Os livros do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) José Paulo Sepúlveda Pertence, morto neste domingo (2/7), serão doados pela família para a biblioteca “Victor Nunes Leal”, no prédio do Supremo, em Brasília. São cerca de 15 mil obras.
A Biblioteca do Ministro Victor Nunes Leal é considerada um dos mais importantes e completos espaços para leituras na área jurídica do país. As origens da biblioteca são indissociáveis ao nascimento do próprio STF, pois o primeiro regimento do Tribunal, de 1891, já se refere ao funcionamento da unidade.
Instalada na sede do STF na cidade do Rio de Janeiro, a biblioteca foi transferida para Brasília juntamente com a Corte, em 1960, ano que foi inaugurada a nova capital federal.
- Corpo do ex-ministro Sepúlveda Pertence é velado na sede do Supremo
- STF forma maioria para pagar, com ressalvas, o piso da enfermagem
Biblioteca
Os livros da biblioteca Victor Nunes Leal estão à disposição de estudantes, historiadores, advogados, juízes, servidores públicos e demais interessados na área jurídica. O espaço disponibiliza obras raras. Entre elas, estão Pontes de Miranda, Hahnemann Guimarães e Levi Carneiro. Há, ainda, um catálogo de obras em alemão. A obra rara mais antiga existente na Biblioteca é Orationi, de Cícero, que foi editada em 1556 e integra a coleção Pontes de Miranda.
Também é possível acessar o acervo da Victor Nunes Leal por meio digital.
Para isso, basta clicar na opção “Biblioteca” do portal do STF, depois “Biblioteca Digital”, quatro acervos podem ser acessados: Obras Completas de Rui Barbosa (incluindo 137 livros de seu autor), Obras Raras, Obras de Domínio Público e Publicações Institucionais. Todos eles podem ser acessados simplesmente clicando nos links.
As ofertas digitais das bibliotecas não se limitam a obras digitalizadas. Também incluem Arquivo Ministerial, Bibliografias e Jurisprudências Atuais, Ordem de Sucessão, Biblioteca de Atos Regulamentadores, Biblioteca de Tratados de Extradição, Regimento Interno Anterior, Emendas Constitucionais, Diretrizes Constitucionais, Pastas do STF e muito mais. Todos esses materiais estão disponíveis na Internet. Esse acervo digital também inclui documentos de outras áreas do STF, como acervos de museus, processos e documentos históricos.
Detalhes da doação de livros
O Correio contatou a assessoria de comunicação do STF para solicitar detalhes da doação de livros feita pela família de José Paulo Sepúlveda Pertence. No entanto, não houve resposta até a publicação desta matéria.