Familiares, amigos e colegas do meio jurídico se despedem do ex-ministro Sepúlveda Pertence, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, nesta segunda-feira (3/7). O velório começou às 10h e se estende até o meio da tarde.
Sepulveda estava internado no Hospital Sírio Libanês, no Distrito Federal, e teve falência múltipla dos órgãos. Ministros do Supremo, como Cármen Lúcia, Dias Toffoli e a presidente da Corte, Rosa Weber compareceram à cerimônia. O Judiciário entrou em recesso na sexta-feira (30) e, por conta disso, alguns ministros já tinham deixado Brasília.
- Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do STF, morre aos 85 anos
- Autoridades do DF manifestam pesar pela morte de Sepúlveda Pertence
- Lula lamenta morte de Sepúlveda Pertence: "Amigo e grande advogado"
Autoridades de outros Poderes também participam da cerimônia fúnebre, como parlamentares e ministros do Poder Executivo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu pela manhã em razão da agenda, mas existe a expectativa que acompanhe o velório após o almoço.
O enterro está previsto para ocorrer às 16h30, na Ala dos Pioneiros no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. Sepúlveda foi um dos nomes mais notáveis do Supremo.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que Pertence deixa um legado fundamental para o direito constitucional, contribuindo para a consolidação da democracia. "Quando o ministro Pertence foi nomeado, foi no período imediatamente subsequente à Constituição. Ele foi decisivo na garantia de direitos sociais. Foi um dos autores da construção do sistema brasileiro de constitucionalidade. Marcou o Supremo na transição da ditadura para a democracia", disse.