Arraiá do PT

Dores na perna impediram Lula de ir ao Arraiá do PT neste sábado (1°/7)

Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, que fez o aviso no local, o chefe do Executivo sentiu dores no fêmur e seguiu recomendação médica

Figura mais esperada no Arraiá do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a ida ao evento, realizado na noite deste sábado (1°/7) no Clube AABB, em Brasília. Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo — que fez o aviso no local —, o chefe do Executivo sentiu dores no fêmur e seguiu recomendação médica.

"Lula hoje (ontem) fez uma agenda, sentiu um pouco a perna hoje e o médico pediu para que ele não viesse para se poupar para amanhã para agenda dele", justificou. O anúncio foi seguido de lamentações dos presentes.

A festa junina contou com a presença de parlamentares, ministros e militantes. Lula também havia confirmado a presença no evento que vendeu ingressos por preços que variam entre R$ 300 e R$ 5 mil e se esgotaram dias antes da festa. A renda arrecadada será destinada à própria sigla.

Lula deverá passar por uma cirurgia no quadril. A intervenção poderá ocorrer até o começo do próximo ano. O próprio chefe do Executivo tem relatado dores intensas na cabeça do fêmur. Em maio, o petista relatou que "injeções já não resolvem" suas dores persistentes e que as mesmas reduzem sua mobilidade. Após realizar um exame de imagem no final de fevereiro, os médicos identificaram tratar-se de artrose, doença degenerativa que afeta as articulações, sendo mais prevalente em pessoas acima de 60 anos. 

Na tarde deste sábado Lula acompanhou o treino pré-Copa da Seleção Brasileira de futebol feminino no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em discurso em meio aos gramados, o chefe do Executivo desejou sorte ao time, defendeu igualdade de gênero no esporte e destacou a necessidade de um trabalho de conscientização da sociedade.

Na manhã deste domingo, o petista participou das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Ao lado da primeira-dama, Janja, esteve na cerimônia de obliteração de selos comemorativos da data e participou do desfile cívico em uma caminhonete aberta onde cumprimentou e tirou fotos com apoiadores ao longo do trecho.

Nesta segunda-feira (03), Lula participa pela manhã da cerimônia de início das obras no lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus (BA). À tarde, assina em evento no Palácio do Planalto a Lei de Igualdade Salarial entre homens e mulheres.

Saiba Mais