O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participará nesta segunda-feira (3/7), pela manhã, da cerimônia de início das obras no lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus, na Bahia. A integração ferroviária consolidará um corredor de escoamento de minério da região sul do estado e de grãos da região oeste. Segundo o Planalto, "quando estiver em plena operação, estima-se uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera". A previsão de conclusão e início da operação é a partir de 2027.
A FIOL é composta por três trechos, sendo que o primeiro trecho (FIOL 1) liga as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, percorrendo 537 quilômetros (km) de extensão e passa por 19 municípios.
- Lula participa das celebrações de 2 de julho em Salvador
- Lula acompanha treino da Seleção Brasileira Feminina no Mané Garrincha
O lote 1F é um dos quatro lotes de construção da FIOL 1 e conta com 127 km de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras no lote 1F contam com investimento inicial da ordem de R$ 1,5 bilhão e têm previsão de durar 36 meses.
No total, a FIOL terá 1.527 km de extensão, aproximadamente. Vai ligar o futuro Porto de Ilhéus (no litoral da Bahia) ao município de Figueirópolis (no Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul.
À tarde, de volta Brasília, o presidente assina, em evento no Palácio do Planalto, a Lei de Igualdade Salarial entre homens e mulheres.