GOVERNO

Ministério da Pesca realiza, pela 1ª vez, evento com pescadores artesanais

A 1ª Semana Nacional da Pesca Artesanal deve reunir cerca de 200 representantes de comunidades pesqueiras de todo o Brasil

Sarah Paes - Especial para o Correio
postado em 29/07/2023 16:05 / atualizado em 29/07/2023 16:06
Ao longo da semana, serão discutidos temas como Legislação Pesqueira, Políticas Públicas para as Mulheres Pescadoras Artesanais e Territórios Pesqueiros -  (crédito: Agência Brasil )
Ao longo da semana, serão discutidos temas como Legislação Pesqueira, Políticas Públicas para as Mulheres Pescadoras Artesanais e Territórios Pesqueiros - (crédito: Agência Brasil )

Nesta semana, a partir do dia 31 de julho, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realiza pela primeira vez um evento exclusivamente para pescadoras e pescadores artesanais: a 1ª Semana Nacional da Pesca Artesanal. O evento será na sede do MPA e irá até 4 de agosto.

O encontro deve reunir cerca de 200 representantes de comunidades pesqueiras de todo o Brasil, além de instituições públicas e da sociedade civil. Ao longo da semana, serão discutidos temas como Legislação Pesqueira, Políticas Públicas para as Mulheres Pescadoras Artesanais e Territórios Pesqueiros.

Na programação também está previsto, no dia 2/8, o lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal e a assinatura do decreto de recriação do Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca (CONAPE). O programa será feito em conjunto com outros ministérios e parceiros e estão previstas sete ações que somadas devem receber o investimento de pelo menos R$ 154 milhões e beneficiar diretamente mais de 630 mil pescadores em todo o país.

De acordo com a pasta, esta é a primeira vez que o Governo Federal lança políticas voltadas exclusivamente às pescadoras e pescadores artesanais. “Eles são aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil e respondem por aproximadamente 60% do pescado produzido no país. Estão localizados majoritariamente nas regiões Nordeste (46%) e Norte (37%)”, informa o MPA em nota.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação