O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá na tarde desta sexta-feira (28/7) com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio da Alvorada. Este é o segundo encontro do chefe do Executivo com o futuro mandatário paraguaio desde a eleição, em abril.
Em nota, o Planalto informou que, durante o encontro, deverão ser tratadas questões importantes da agenda bilateral, a exemplo de Itaipu Binacional, da infraestrutura comum e da cooperação no combate a ilícitos transnacionais e em matéria de defesa, além de temas relacionados ao Mercosul e à integração sul-americana.
Lula também confirmou presença na cerimônia de posse presidencial de Peña em Assunção, em 15 de agosto.
- Quem é Santiago Peña, novo presidente do Paraguai
- Vitória de Santiago Peña reafirma hegemonia do Partido Colorado no Paraguai
- Lula se reúne com os comandantes militares para assinar promoções
Relação comercial
Na América Latina, o Paraguai abriga a maior comunidade brasileira residente no exterior, que alcança mais de 245 mil brasileiros. O Brasil é o maior investidor estrangeiro direto no Paraguai (US$ 904 milhões), bem como o principal parceiro comercial do país vizinho. Em 2022, a corrente comercial entre os dois países alcançou valor recorde de US$ 7,15 bilhões — um incremento de 7,8% em relação ao ano anterior.
Saúde
Lula segue despachando da residência oficial após ter passado por uma denervação percutânea minimamente invasiva, que consiste na aplicação de uma injeção na raiz nervosa. O procedimento foi realizado no último dia 26 no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para aliviar as dores que o petista tem sentido no quadril.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.