Alvorada

Lula se reúne com presidente eleito do Paraguai nesta sexta

Petista também confirmou presença na cerimônia de posse presidencial de Peña em Assunção, no dia 15 de agosto

Ingrid Soares
postado em 28/07/2023 12:58
O presidente Lula e o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, durante encontro no Palácio do Planalto, em março -  (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Lula e o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, durante encontro no Palácio do Planalto, em março - (crédito: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá na tarde desta sexta-feira (28/7) com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio da Alvorada. Este é o segundo encontro do chefe do Executivo com o futuro mandatário paraguaio desde a eleição, em abril.

Em nota, o Planalto informou que, durante o encontro, deverão ser tratadas questões importantes da agenda bilateral, a exemplo de Itaipu Binacional, da infraestrutura comum e da cooperação no combate a ilícitos transnacionais e em matéria de defesa, além de temas relacionados ao Mercosul e à integração sul-americana.

Lula também confirmou presença na cerimônia de posse presidencial de Peña em Assunção, em 15 de agosto.

Relação comercial

Na América Latina, o Paraguai abriga a maior comunidade brasileira residente no exterior, que alcança mais de 245 mil brasileiros. O Brasil é o maior investidor estrangeiro direto no Paraguai (US$ 904 milhões), bem como o principal parceiro comercial do país vizinho. Em 2022, a corrente comercial entre os dois países alcançou valor recorde de US$ 7,15 bilhões — um incremento de 7,8% em relação ao ano anterior.

Saúde

Lula segue despachando da residência oficial após ter passado por uma denervação percutânea minimamente invasiva, que consiste na aplicação de uma injeção na raiz nervosa. O procedimento foi realizado no último dia 26 no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para aliviar as dores que o petista tem sentido no quadril.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação