RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Janja encontra primeira-dama de Cabo Verde: "Reaproximando da África"

A primeira-dama brasileira também esteve em encontro com outras esposas de chefes de Estado em Bruxelas, Bélgica

Mayara Souto
postado em 19/07/2023 18:43
Janja e primeira-dama de Cabo Verde discutem possíveis parcerias entre os países -  (crédito: Reprodu??o Redes Sociais)
Janja e primeira-dama de Cabo Verde discutem possíveis parcerias entre os países - (crédito: Reprodu??o Redes Sociais)

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, publicou nas redes sociais uma foto com Debora Carvalho, esposa do presidente de Cabo Verde, José Maria Neves. Segundo a brasileira, a conversa rendeu ideias de parcerias entre o Brasil e a África. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (19/7) quando ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltavam de reunião em Bruxelas, na Bélgica, em uma "rápida parada técnica" no país africano. No dia anterior, Janja esteve presente em encontro de cônjuges de chefes de Estado. 

Em publicação, ela destacou que ambas têm "muitos pensamentos em comum e muitos projetos para desenvolvermos em parceria" e reforçou: "É o Brasil se reaproximando da África". Debora é conhecida por defender pautas relacionadas às mulheres, proteção dos animais e mudanças climáticas. 

Janja acompanhou o presidente Lula durante a III Reunião de Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, na União Europeia, que ocorreu na segunda (17/7) e terça-feira (18/7). No evento, ela reuniu-se com outras primeiras-damas na Aliança de Cônjuges de Chefes de Estado e Representantes da América Latina e Caribe, a ALMA. 

"Esse foi meu primeiro encontro com as demais representantes e nele apresentei um breve panorama dos últimos anos do Brasil, e de como junto com o presidente Lula tenho trabalhado pela reconstrução do nosso país", disse.

A primeira-dama ainda destacou a importância do papel que ela e as colegas exercem para serem "amplificadoras e promotoras da paz e de políticas de apoio à participação política de mulheres e combate à misoginia".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação