Em meio às pressões do Centrão por mais espaço no governo, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, afirmou nesta quarta-feira (19/7) que somente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode tirá-lo do cargo.
"Quem me colocou na presidência da Embratur foi o presidente, quem pode me tirar da presidência da Embratur é o presidente Lula. Tenho muita tranquilidade nesse debate. O que me cabe é trabalhar", declarou Freixo em entrevista à GloboNews.
- Lula descarta ida de Rui Costa à Petrobras para abrigar Centrão
- "União foi o 2º partido que mais deu voto ao governo", diz Celso Sabino
- PP e Republicanos consolidaram entrada no governo, diz líder
O União Brasil recebeu o Ministério do Turismo em troca de apoio da legenda no Congresso, com a deputada Daniela Carneiro (RJ) ocupando o posto de ministra. Ela pediu junto à Justiça Eleitoral para mudar para o Republicanos. O União Brasil começou a pedir a remoção da ministra e colocou o paraense Celso Sabino à frente da pasta. Agora, a sigla quer o cargo de Freixo na Embratur.
"Minha relação com Celso Sabino é a melhor possível. A gente foi amigo no Congresso, trabalhamos juntos em diversos projetos. Já conversei com Celso depois que ele assumiu", comentou o presidente da Embratur. "Entendo a relação de governança, fui deputado, líder da oposição em relação ao governo passado. Tem que ter governança, diálogo. Acho natural o União Brasil pedir o ministério inteiro, acho que faz parte do jogo."
Na terça (18), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se encontrou com os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), nomes indicados pelo Centrão para assumir pastas que Lula já declarou serem inegociáveis, como Desenvolvimento Social, Saúde e Esportes.
Saiba Mais
- Política Lula diz que acordo por eleições na Venezuela reforçará fim de sanções
- Política Oposição anuncia pedido de impeachment de Barroso por "derrotar bolsonarismo"
- Política Lula chama Boric de "sequioso" e "apressado" por críticas sobre guerra
- Política 'Morte de mãe': Corregedoria de ética proíbe fala de vereador por 180 dias
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.