Bruxelas

Com premiê sueco, Lula discute acordo dos caças Gripen

O presidente esteve com o primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, às margens da cúpula entre a União Europeia e a Celac, nesta terça (18/7)

Victor Correia
postado em 18/07/2023 12:02
Os chefes de Estado trataram da relação bilateral entre os países, mas também sobre o contrato para produção dos caças Gripen, utilizados pela FAB -  (crédito: Ricardo Stuckert)
Os chefes de Estado trataram da relação bilateral entre os países, mas também sobre o contrato para produção dos caças Gripen, utilizados pela FAB - (crédito: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta terça-feira (18/7) com o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em Bruxelas, capital da Bélgica. Os chefes de Estado trataram da relação bilateral entre os países, mas também sobre o contrato para produção dos caças Gripen, utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O acordo envolve a empresa brasileira Embraer e a sueca Saab, e prevê a entrega de 36 aeronaves até 2027. O primeiro caça chegou ao Brasil em dezembro e, até o momento, quatro já foram entregues. Em maio, Lula participou ainda na inauguração de uma fábrica da Saab e Gavião Peixoto, São Paulo, que vai produzir peças do avião em solo brasileiro.

Segundo o Planalto, a produção incentiva a indústria de defesa nacional, que está envolvida no desenvolvimento de estruturas, sistemas aviônicos, ensaios em voo e treinamento para apoiar e modernizar a frota nas próximas décadas. O encontro ocorreu às margens da cúpula entre União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), da qual Lula participa.

O presidente brasileiro também esteve com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, e com o chanceler da Áustria, Karl Nehammer, nesta terça.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação