O senador Jorge Seif (PL-SC) e o líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), anunciaram nesta quarta-feira (19/7) um protocolo de pedido de investigação conjunta — com senadores e deputados federais — ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Seif e Jordy darão uma entrevista coletiva com o pedido de investigação. A oposição, em especial a ala bolsonarista, avalia que Barroso cometeu crime de responsabilidade ao ter dito que ‘derrotou o bolsonarismo’, durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
- As duas versões de Barroso em um mesmo dia
- "Nós derrotamos o bolsonarismo", diz Barroso no Congresso da UNE
- Pacheco diz que fala de Barroso é "inadequada e infeliz" e pede fim aos ataques
“Nada que está acontecendo aqui me é estranho, pois eu enfrentei a ditadura e já enfrentei o bolsonarismo. Não tenho medo de vaia porque temos um país para construir. Nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, disse o ministro em resposta a uma ala de estudantes que o vaiava. O grupo questionava a atuação do magistrado em atuações no STF, como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, e o piso da enfermagem.
A fala repercutiu mal e voltou a movimentar discursos radicais na extrema direita. Barroso se retratou por meio de nota. O ministro justificou que fez uma referência ao “extremismo golpista que se manifestou no 8 de janeiro”.
O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), repudiou a fala de Barroso em um pronunciamento na semana passada, mas atua nos bastidores para tentar acalmar parlamentares bolsonaristas sobre prováveis pedidos de impeachment contra Barroso.
Saiba Mais
- Política Para Lula, "acordo do Mercosul com a UE exige confiança, não ameaças"
- Política Sarney é diagnosticado com isquemia cerebral e recebe alta hospitalar
- Política Lula defende regulação das plataformas digitais e punição a crimes na internet
- Política Deputada diz não ter ficado constrangida com Michelle ao tirar prótese
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.