Reforma na Esplanada

Nomeação de Celso Sabino é oficializada por Lula nesta sexta

A decisão de Lula foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Daniela deixa o cargo após pressão do União Brasil pela troca

Victor Correia
postado em 14/07/2023 16:37 / atualizado em 14/07/2023 17:23
Celso Sabino, o novo ministro do Turismo, foi nomeado nesta sexta-feira (14/7) pelo presidente Lula. -  (crédito: Wagner Lopes/CC)
Celso Sabino, o novo ministro do Turismo, foi nomeado nesta sexta-feira (14/7) pelo presidente Lula. - (crédito: Wagner Lopes/CC)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta sexta-feira (14/7) a troca no ministério do Turismo. Daniela Carneiro foi exonerada, e Celso Sabino assume o comando da pasta. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no final desta tarde.

Mais cedo, Sabino esteve com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em seu gabinete no Planalto. Costa deu as boas-vindas ao novo ministro, anunciado ontem (13) após reunião com o presidente Lula. Em nota, a Casa Civil havia adiantado que a nomeação poderia ser oficializada hoje.

Celso Sabino se licencia do cargo de deputado federal para chefiar a pasta. Daniela, por sua vez, voltará à atividade parlamentar. 

A ministra exonerada sofreu um processo de fritura por parte do União Brasil, partido com o qual está em litígio na Justiça Eleitoral para sair sem perder o cargo de deputada. O ministério do Turismo, durante a formação do governo, foi dado ao partido. Com o processo de saída de Daniela, contudo, a legenda pressionou o governo pela troca.

A saída ocorre após intensa negociação de Lula com Daniela e seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, que foram importantes aliados durante a campanha eleitoral.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação