No Congresso, a decisão do Ministério da Educação (MEC) de revogar o modelo de escolas cívico-militares dividiu opiniões. Enquanto parlamentares de direita e mais alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro lamentaram a medida, governistas comemoraram a derrubada do formato educacional — que era uma das prioridades da pasta durante a ultima gestão.
O senador e ex-vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), foi um dos primeiros a criticar a medida, avaliando como “revanchista”.
- Tarcísio vai ampliar ensino cívico-militar após Lula encerrar programa
- "Nós derrotamos o bolsonarismo", diz Barroso no Congresso da UNE
- Governo Lula encerra programa de escolas cívico-militares; entenda
Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, no Twitter, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “por vingança” e “por birra com Bolsonaro”, escolheu acabar com o modelo educacional.
Os vingativos!
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 12, 2023
Por vingança, lula escolhe deixar milhares de criança sem escola só por birra com Bolsonaro.
Toca o violão aí que o amor venceu. https://t.co/eA4Kzf3rfJ
Outro aliado do ex-presidente, o ex-ministro da Casa Civil e senador, Ciro Nogueira (PP-PI), alegou que o “‘V’ da vingança venceu, mesmo que seja contra alunos inocentes e o lindo futuro que lhes está sendo tomado”.
As escolas cívico-militares são equipamentos públicos de excelente qualidade num país que precisa tanto de educação. O “V” da vingança venceu, mesmo que seja contra alunos inocentes e o lindo futuro que lhes está sendo tomado.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 12, 2023
Nossa solidariedade aos alunos, às mães e aos pais… pic.twitter.com/lrmEE7coUQ
A deputada Maria do Rosário (PT-) foi uma que, por outro lado, comemorou a decisão. “O Brasil que queremos tem como base uma educação pública inclusiva, democrática e livre de qualquer forma de autoritarismo”.
FIM DAS ESCOLAS CÍVICO MILITARES
— Maria do Rosário (@mariadorosario) July 12, 2023
Governo Lula acaba de decretar o fim das escolas cívico militares em todo o país. O Brasil que queremos tem como base uma educação pública inclusiva, democrática e livre de qualquer forma de autoritarismo. Obrigada presidente @LulaOficial.…
A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) classificou a medida como uma “vitória importantíssima” para a educação.
Vitória importantíssima o anúncio do governo Lula sobre o fim das escolas cívico-militares. Segue a nossa luta em defesa da educação pública de qualidade e livre do bolsonarismo.
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) July 13, 2023
Saiba Mais
- Política Ministro Silvio Almeida lança videocast sobre direitos humanos
- Política STF diz que Barroso se referiu ao voto popular ao falar sobre bolsonarismo
- Política Lula: Ministério do Desenvolvimento Social é meu, esse não sai
- Política Dino demite delegado da PF que disse que "pretos não fazem nada direito"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.