O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) debochou do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi vaiado durante o seu discurso na abertura do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
- "Nós derrotamos o bolsonarismo", diz Barroso no Congresso da UNE
- Deputados bolsonaristas pedirão impeachment de Barroso após fala em congresso
- Congresso da UNE: Dino e Barroso falam sobre luta contra a extrema-direita
"Vaiado, mané", disparou Nikolas. A declaração do parlamentar ainda se refere a uma fala do ministro, que ao perder a paciência com um bolsonarista disparou: "Perdeu, mané, não amola!
Vaiado, mané.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 13, 2023
No evento de estudantes, Barroso participou da mesa de discussão "Justiça, reparação e democracia: por um Brasil livre do ódio". Ele destacou ter participado de movimentos estudantis e afirmou que já enfrentou "a ditadura e o bolsonarismo".
O magistrado foi vaiado e interrompido durante discurso, além de estudantes levantaram cartazes dizendo que o ministro é golpista e não defendeu o piso da enfermagem.
"Já enfrentei o bolsonarismo"
A fala do ministro incomodou os parlamentares da oposição, que afirmaram que irão apresentar um pedido de impeachment contra o magistrado.
Para os bolsonaristas, o ministro Barroso cometeu o crime previsto no art. 39 da Lei 1079/1950, que classifica como crime de responsabilidade dos ministros do STF o exercício de "atividade político-partidária".
De acordo com inciso II, do art. 52 da Constituição Federal, cabe ao Senado julgar os pedidos de impeachment dos ministros do STF.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Indicado ao Emmy, Elton John está perto de se tornar EGOT
- Tecnologia Bard: as polêmicas e os recursos de rival do ChatGPT que Google lança em português
- Ciência e Saúde 'Achei que era piada, mas me curou': como é o transplante de fezes, que Brasil estuda regular
- Mundo O que pode acontecer com nigerianos que chegaram ao Brasil escondidos em navio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.