O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), compareceu fardado, nesta terça-feira (11/7), para prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. O Exército informou que ele foi com a roupa, pois a oitiva trata de temas referentes a sua atuação na instituição.
Cid foi convocado para prestar esclarecimentos por ter trocado mensagens sobre um plano de golpe de Estado com o coronel Jean Lawand Junior. Em nota, o Centro de Comunicação Social do Exército informou ao Correio que ele foi orientado pelo Comando do Exército “a comparecer fardado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), pelo entendimento de que o militar da ativa foi convocado para tratar de temas referentes à função para a qual fora designado pela Força”, diz o comunicado.
- Deputada bate continência a Mauro Cid na CPMI: "Respeito ao militar"
- Tática de governistas prevê enaltecer carreira de Cid, preso há 68 dias
- "Farei uso do meu direito ao silêncio", diz Mauro Cid à CPMI do 8/1
O ex-ajudante de ordens permaneceu em silêncio durante o depoimento, sem responder nenhum dos questionamentos feitos pelos parlamentares. A convocação é baseada essencialmente na troca de mensagens com teor golpista com o coronel Jean Lawand Junior, pela Política Federal. A descoberta aconteceu durante perícia no telefone celular de Mauro Cid, motivada pela suspeita fraude em cartões de vacinação do ex-presidente, familiares e aliados próximos.
Lawand já foi ouvido pela CPMI e negou que as mensagens façam parte de um plano de golpe de Estado. O militar alegou que tentava pedir ao ex-presidente Bolsonaro apaziguasse os ânimos dos apoiadores que se mostravam insatisfeitos com o resultado das eleições do ano passado, que definiram Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República.
Saiba Mais
- Política "Farei uso do meu direito ao silêncio", diz Mauro Cid à CPMI do 8/1
- Política Parlamentares acusam deputado de transfobia com Érika Hilton na CPMI
- Política Deputada bate continência a Mauro Cid na CPMI: "Respeito ao militar"
- Política Anderson Torres deve ser ouvido em CPMI após recesso parlamentar
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.