O relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), líder do partido, afirmou que alguns pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) serão revisitados pela Casa. A declaração foi dada em coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira (11/7). O parlamentar destacou que irá debater o projeto com outros setores da sociedade.
“O Senado é a Casa da Federação e todos os pontos serão debatidos pela relatoria e pelo presidente do do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Vamos ouvir diversas instâncias federativas. Vamos ouvir os estados, os grandes e os pequenos municípios. [...] O Senado representa a Federação e mesmo que seja formada por políticos majoritários, é uma casa de diálogo e compreensão política”, disse Braga.
- Carga tributária vai subir com reforma tributária e arcabouço fiscal
- Reforma irá "revolucionar" sistema tributário, diz especialista
- Economistas e formadores de opinião se unem em favor da reforma tributária
O senador reiterou que a tramitação e as discussões oficiais se darão pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas ressaltou que outros colegiados poderão sugerir itens como, por exemplo, a Comissão de Assuntos Econômicis (CAE). Ele ainda estimou que o relatório deve ser votado em Plenário em outubro e reforçou os comentários do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, contrários ao fatiamento da medida.
Segundo o senador emedebista, será “quase impossível” repartir a reforma tributária por se tratar de uma “reforma sistêmica”, em que os diversos pontos da matéria estão relacionados. "A percepção que temos é que é quase impossível fatiar uma PEC que é uma matéria sistêmica como a reforma tributária. Ela precisa ser vista de forma global", afirmou Braga.
Saiba Mais
- Política Parlamentares acusam deputado de transfobia com Érika Hilton na CPMI
- Política Deputada bate continência a Mauro Cid na CPMI: "Respeito ao militar"
- Política Senado pede que Haddad e Tebet detalhem reforma tributária; entenda
- Política Anderson Torres deve ser ouvido em CPMI após recesso parlamentar
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.