TRIBUTAÇÃO

Prorrogação de benefícios do IPI no Norte e Nordeste sai de reforma

Outros três destaques foram rejeitados; com desfecho na Câmara, medida segue para o Senado

Ândrea Malcher
postado em 07/07/2023 15:24
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Foi retirado do texto da reforma tributária, nesta sexta-feira (7/7), a prorrogação de benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para plantas automobilísticas nas regiões Norte, Nordeste e, também, no Centro-Oeste até dezembro de 2032. O destaque foi o único aprovado, dos quatro apresentados no segundo turno, todos de autoria do PL.

Foram rejeitados o destaque que pretendia evitar que o imposto seletivo compunha a base de cálculo do ICMS e do ISS, enquanto vigentes, e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS); o que queria retirar o dispositivo que permite a atualização da base de cálculo do IPTU por meio de decreto do Poder Executivo municipal, conforme critérios de lei; e o que buscava excluir regime específico de tributação do IBS para planos de assistência à saúde.

O PL foi a única bancada que orientou seus deputados a rejeitar a reforma tributária, mas 20 dos seus parlamentares divergiram. Com este desfecho na Câmara, a medida segue para análise no Senado.

O plenário da Câmara passa a votar, agora, o projeto de lei que trata do retorno do voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação