O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, em entrevista à BandNews nesta quinta-feira (6/7), que as expectativas para a aprovação da reforma tributária são boas, embora a busca por um consenso continue ao longo do dia.
“É a primeira reforma (tributária) após a redemocratização, não é uma pauta do Executivo, Legislativo ou Judiciário, é uma pauta do país”, defendeu ele.
- "Coisa de venezuelano", diz Caiado sobre criação de Conselho Federativo
- Relator atende a estados para reforma tributária avançar
- Bolsonaristas jogam contra a reforma tributária
O presidente da Câmara espera apoio da maioria dos partidos, mesmo os de oposição, e está conversando, inclusive, com o PL, a maior bancada. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que o partido votará contra a “reforma tributária do PT”.
“Não é recomendável que nenhum partido se coloque contra a reforma”, alertou Lira. “Temos que diminuir a temperatura. Essa PEC nasceu no Congresso Nacional, já estamos desde 2019 discutindo essa PEC. Nós tivemos muitos esforços para chegar nos dias de hoje, e acho injusto uma politização de radicalização neste momento”.
Um dos impasses apresentados pelos estados envolve a formação de um Conselho Federativo, formado por representantes dos estados e municípios e responsável pela arrecadação do Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS). Para o mais vocal crítico da reforma tributária, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), a medida seria uma ameaça à autonomia dos estados.
Lira, no entanto, declarou que as negociações em torno da questão estão avançando, trazendo mais apoio ao texto.
Saiba Mais
- Política R$ 2,1 bilhões para amaciar deputados e reforma tributária andar
- Política "Coisa de venezuelano", diz Caiado sobre criação de Conselho Federativo
- Política Daniela Carneiro convida servidores do Turismo para despedida
- Política "Possibilidade de um dia histórico", diz Alckmin sobre reforma tributária
- Política Primeira vez que será feita uma reforma tributária na democracia, diz Lula
- Política Tarcísio é hostilizado ao tentar mudar voto do PL contra reforma tributária
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.