O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se posicionou, por meio do Twitter, sobre o fato de não ter diploma acadêmico. Na publicação, o presidente reconheceu que não tinha o documento quando assumiu a Presidência da República pela primeira vez, em 2003, mas que sempre teve a "consciência que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação".
A mensagem foi publicada depois que a crítica feita por Carlos Alberto de Nóbrega circulou nas redes sociais. Em entrevista ao programa Roda viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira (3/7), o humorista criticou o fato de Lula ter concluído apenas o ensino fundamental. "Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, ser presidente da República? Por isso que o país está desse jeito", disparou.
Sem citar nomes, Lula fez a postagem falando, inicialmente, sobre as acusações feitas por brasileiros e estrangeiros sobre a educação no Brasil, de que o país seria "atrasado", e concluiu reafirmando o compromisso de investir nesse setor. "Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim. Quando eu e o Zé Alencar tomamos posse, nós não tínhamos diploma, mas tínhamos a consciência que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação", escreveu.
Em 1918 a Argentina já tinha feito sua primeira reforma universitária e o Brasil não tinha sequer sua primeira universidade. Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim. Quando eu e o Zé Alencar tomamos posse, nós não tínhamos…
— Lula (@LulaOficial) July 4, 2023
Saiba Mais
- Política Lira colocará reforma tributária para ser votada nesta quarta-feira
- Política Wellington Dias diz que reforma tributária tem maioria na Câmara e no Senado
- Política Governo lança portal da transparência com dados da fila do INSS
- Política Congresso promulga a PEC que estende prazos de contratos de agentes lotéricos
- Política Thronicke diz que trabalhará em relatório do Marco Temporal durante recesso
- Política Lula confirma ida para a Cúpula entre Celac e União Europeia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.