Planalto

Lula confirma ida para a Cúpula entre Celac e União Europeia

A decisão ocorreu após conversa por telefone com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez. Brasil havia deixado grupo durante o governo Bolsonaro

Ingrid Soares
postado em 05/07/2023 16:53 / atualizado em 05/07/2023 17:34
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, na tarde desta quarta-feira (5/7), ida para a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia. A decisão ocorreu após conversa por telefone com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez. O encontro ocorrerá em Bruxelas, na Bélgica, nos 17 e 18 de julho. O Brasil deixou a comunidade durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e retornou neste ano.

Segundo o Planalto, o petista parabenizou Sánchez pela presidência recente no Conselho da União Europeia. Ambos conversaram ainda sobre o acordo em negociação entre o Mercosul e o bloco europeu.

Ontem, na abertura da 62ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, Lula reforçou o compromisso em fechar o acordo, mas voltou a criticar as exigências feitas pelos países da UE.

"O Instrumento Adicional apresentado pela União Europeia em março deste ano é inaceitável. Parceiros estratégicos não negociam com base em desconfiança e ameaça de sanções. É imperativo que o Mercosul apresente uma resposta rápida e contundente", discursou na data. O bloco europeu vem fazendo duras exigências ambientais para o fechamento de acordo, incluindo sanções para os países sul-americanos em caso de descumprimento.

Na ocasião, o Brasil recebeu a presidência Pro Tempore do Mercosul, da qual Lula fica a frente até o final de 2023.

Em discurso na data, Lula disse achar importante fazer o acordo enquanto Sánchez também presidisse a cadeira rotativa do Conselho da UE e afirmou que a Celac é o lugar certo para discutir uma contraproposta do bloco.

"Quem sabe não seja a Celac o momento de discutir o Mercosul, porque nós vamos roubar a cena da Celac, mas nós vamos ter que ter uma proposta e enviar a proposta para eles e chamá-los para discutir para ver se a gente consegue nesse semestre fazer o acordo definitivo entre União Europeia e Mercosul. E vamos tentar brigar para fazer outros acordos. Essa é a primeira coisa que eu quero me dedicar", disse.

O Planalto afirmou ainda que, durante o telefonema nesta quarta (05), o líder espanhol falou sobre o Fórum Empresarial, previsto para o dia 17, e convidou o presidente Lula para realizar a abertura do evento ao lado dele e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. No Fórum deverão ser anunciados novos investimentos europeus na América Latina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação