Congresso

Líderes entregarão a Pacheco pedido de apuração dos juros praticados pelo BC

Além de pedir justificativas para a manutenção da taxa, líderes solicitam apuração das responsabilidades do atual presidente do BC

Taísa Medeiros
postado em 05/07/2023 15:25
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Líderes partidários da Câmara dos Deputados das legendas do PT, PV, MDB, PSD, PSol, PSB, PDT, PCdoB e Rede mais presidentes do fórum de partidos progressistas têm reunião marcada com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), às 16h desta quarta-feira (5/7). Os parlamentares entregarão uma petição em que pedem a instauração de procedimento para apuração da política monetária do Banco Central do Brasil.

O documento pede a apuração da “possível motivação viciada e vício de finalidade, desconectada dos acontecimentos fáticos precedentes que levaram o Banco Central do Brasil a manter a taxa de juros em 13,75%”. Além disso, solicita que se apure eventuais responsabilidades do presidente do BC, Roberto Campos Neto “no que se refere à demora e ao não cumprimento adequado e tempestivo do controle da inflação, do emprego e desenvolvimento econômico e social”.

As críticas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à política monetária praticada pelo BC são feitas desde o início do mandato. Numa das investidas mais pesadas, Lula, sem citar nomes, disse “que aquele cidadão não tem compromisso com o país, tem compromisso com o outro governo (de Jair Bolsonaro)”.

Recentemente, o líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), também criticou Campos Neto. “Só falta agora o resquício bolsonarista lá no Banco Central, o tal do Roberto Campos Neto, começar a baixar a taxa de juros que ninguém segurará este país”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação