obituário

Morre Siqueira Campos, ex-governador e criador do Tocantins, aos 94 anos

O político estava na UTI desde o dia 29 de junho; ele teve uma infecção generalizada e não resistiu

Correio Braziliense
postado em 04/07/2023 22:59 / atualizado em 04/07/2023 23:02
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O ex-governador e criador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, morreu na noite desta terça-feira (4/7), aos 94 anos. O político estava internado na Unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital particular em Palmas desde o dia 29 de junho, mas teve uma piora na saúde após ser diagnosticado com quadro infeccioso (septicemia) e crise renal aguda e não resistiu à infecção generalizada.

Siqueira deu entrada na unidade de saúde após sentir fortes dores pelo corpo, apresentou melhoras quando estava internado mas teve uma crise renal aguda nesta terça e precisou ser submetido a hemodiálise. A informação foi confirmada pelo filho, Eduardo Siqueira Campos, e pela assessoria do pioneiro.

O ex-governador deixa esposa e oito filhos, sendo seis do primeiro casamento com Aureny Siqueira Campos, e dois do segundo, com Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira.

Criação do Tocantins

Deputado federal pelo estado de Goiás entre 1971 e 1989, Siqueira foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte. Em 1987, ele entregou ao presidente da Assembleia, o deputado Ulysses Guimarães, uma proposta que daria origem ao estado do Tocantins. 

Siqueira foi o primeiro governador do estado, entre 1989 e 1991. Depois, foi eleito três vezes para o cargo: 1995-1998, 1999-2003 e 2011-2014. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação