Bloco econômico

Lula indica Lewandowski para cargo de árbitro em tribunal do Mercosul

O ministro aposentado do STF vai integrar o Tribunal Permanente de Revisão, instância com papel de tribunal arbitral do bloco

Henrique Lessa
postado em 04/07/2023 17:47
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)
(crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu a presidência rotativa do Mercosul nesta terça-feira (4/7), indicou Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), para assumir o cargo de árbitro titular do Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul. A corte tem a função arbitral e forma o sistema de solução de controvérsias dentro do bloco.

Lewandowski deve assumir a função em julho e a presidência da corte arbitral em 2024. Além de mitigar controvérsias entre os sócios do bloco, o tribunal elabora pareceres interpretando e propondo medidas para promover o cumprimento das normas do processo de integração da aliança regional.

Lewandowski assume a vaga de Nádia de Araújo, que encerra o mandato nos próximos dias. O suplente de Lewandowski ainda precisa ser indicado pelo governo brasileiro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação