Congresso Nacional

Gabriel Galípolo é sabatinado no Senado

Indicado para o cargo de diretor do Banco Central, o ex-secretário executivo do ministério da Fazenda, será ouvido na Comissão de Assuntos Econômicos pela manhã. No período da tarde, seu nome será apreciado no plenário da Casa.

Edla Lula
postado em 04/07/2023 10:50 / atualizado em 14/07/2023 11:06
 O secret..rio executivo indicado para o Minist..rio da Fazenda, Gabriel Gal..polo, durante coletiva no CCBB
     -  (crédito:  Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Ag..ncia Brasil)
O secret..rio executivo indicado para o Minist..rio da Fazenda, Gabriel Gal..polo, durante coletiva no CCBB - (crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Ag..ncia Brasil)

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) realiza, nesta manhã, sabatina para avaliar a indicação do economista Gabriel Galípolo para o cargo de diretor do Banco Central. Indicado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Galípolo ocupava, até o mês passado, o cargo de Secretário Executivo da Fazenda. Ontem também renunciou ao cargo de presidente no conselho de administração do Banco do Brasil, condição para assumir o novo posto no BC.

Formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Galípolo é oriundo do mercado financeiro, tendo sido presidente do banco Fator entre 2017 e 2021. Desde quando atuou como integrante da equipe de transição do atual governo, vem sendo visto como a ponte entre o mercado e o PT.

Galípolo deixa a Fazenda para assumir o cargo na autarquia responsável pela política monetária do país, no momento em que a equipe econômica pressiona pela redução da taxa básica de juros, a Selic. Ele integrará o Comitê de Política monetária (Copom), que define, periodicamente, a trajetória da Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

Caso tenha o nome aprovado, Gabriel Galípolo assumira o cargo em substituição a Bruno Serra Fernandes, que teve o mandato de diretor encerrado. Após a sabatina na CAE, o nome do indicado será submetido à apreciação no Plenário do Senado.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação