O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso lamentou, nesta segunda-feira (3/7), a morte do ministro aposentado Sepúlveda Pertence, que é velado no Salão Branco da Corte. Barroso declarou que Pertence foi um dos maiores ministros que já passaram pelo STF, e relembrou sua trajetória.
"Pertence foi um dos maiores que já passaram por aqui. Não só pelo conhecimento jurídico, como também por virtudes da personalidade dele. Era um homem extremamente íntegro. Com princípios sólidos, mas com grande capacidade de conversa, muito carisma, e era uma pessoa extremamente querida", declarou Barroso a jornalistas durante o velório.
- "Foi o maior de todos", diz Toffoli sobre Sepúlveda Pertence
- Corpo do ex-ministro Sepúlveda Pertence é velado na sede do Supremo
- "É um exemplo para todos nós", diz filho de Sepúlveda Pertence
O ministro relatou que conhecia Pertence há mais de 40 anos, desde o início de sua carreira, quando era estagiário e Pertence, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "Um dos traços admiráveis da personalidade dele é que tratava a todos com respeito e consideração, inclusive os estagiários. Tanto que eu fiquei amigo dele desde o início da minha carreira", disse.
Barroso contou ainda que foi Pertence que levou sua carta de indicação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2003. O ministro também destacou o bom humor do ex-ministro. "Ele viveu uma vida completa, muito bonita", afirmou.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.