JUDICIÁRIO

"Foi o maior de todos", diz Toffoli sobre Sepúlveda Pertence

Ex-presidente do Supremo será enterrado na Ala dos Pioneiros no Cemitério Campo da Esperança

Renato Souza
postado em 03/07/2023 13:26 / atualizado em 03/07/2023 13:27
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), se emocionou ao falar sobre a morte do jurista Sepúlveda Pertence, que foi presidente da Corte por duas vezes e faleceu no domingo (2/7). A cerimônia fúnebre ocorre na sede do STF nesta segunda-feira (3/7).

"Muito do que sou devo a ele. Foi o maior de todos, não tem maior que ele, nem terá. Um gênio. Ele fazia os votos de uma maneira tão inteligente, sem leitura, que ele ia votando de maneira dialética. Era tão inteligente o voto dele que o resultado poderia ser para um lado ou para outro lado. Homem de cultura imensa, não só de cultura jurídica, mas geral", disse Toffoli.

Sepulveda estava internado no Hospital Sírio Libanês, no Distrito Federal, e teve falência múltipla dos órgãos. Ministros do Supremo, como Cármen Lúcia, Dias Toffoli e a presidente da Corte, Rosa Weber, compareceram à solenidade. O Judiciário entrou em recesso na sexta-feira (30/6) e, por conta disso, alguns ministros já tinham deixado Brasília.

Autoridades de outros poderes também participam da cerimônia fúnebre, como parlamentares, o governador Ibaneis Rocha e ministros do Poder Executivo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu pela manhã em razão da agenda, mas existe a expectativa que acompanhe o velório após o almoço.

O enterro está previsto para ocorrer às 16h30, na Ala dos Pioneiros no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. Sepúlveda foi um dos nomes mais notáveis do Supremo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação