A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos nesta sexta-feira (30/6) gerou grande repercussão na imprensa internacional.
O The New York Times, jornal norte-americano, aponta que a decisão "está removendo um dos principais candidatos na próxima disputa presidencial” e indica que foi um golpe " contra movimento de extrema direita do país”. A notícia ganhou destaque na capa do site do jornal.
Já no The Washington Post, também dos EUA, o ex-presidente foi indicado como o “Trump dos Trópicos”.
- TSE forma maioria pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro por oito anos
- Bolsonaro sobre possível inelegibilidade: "O jogo ainda não acabou"
O The Guardian, jornal britânico, escreveu sobre a decisão do Tribunal ocorreu por Bolsonaro “abusar de seus poderes e vender mentiras imorais e terríveis durante a eleição amarga do ano passado”.
O jornal espanhol, El País, relatou que a condenação de Bolsonaro ocorreu por “abuso de poder, por usar o cargo de presidente do Brasil para deslegitimar as eleições”.
Em Portugal, a notícia sobre a inelegibilidade de Bolsonaro se tornou manchete em quase todos os veículos de comunicação, entre eles o jornal Diário de Notícias, que destaca a condenação de Bolsonaro por “abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação na ação em causa”.
Sic notícias, também português, descreveu a acusação, destacando a fiabilidade do processo eleitoral, especificamente das urnas eletrônicas. "As mesmas que o elegeram para vários mandatos enquanto deputado federal e para Presidente".
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes