Uma gravação que viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (28/6) mostra uma fala do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) que causou revolta nos internautas. A declaração ocorreu durante participação do parlamentar goiano no podcast Três irmãos. Gayer (PL-GO) comentava sobre democracias pelo mundo quando afirmou que ela nunca deu certo na África porque os africanos não tem "capacidade cognitiva".
Gustavo e os apresentadores do podcast conversavam sobre democracia e sobre inteligência. Falando sobre um "emburrecimento" da população.
- Bolsonaro e aliados se tornam réus no TSE por ataques às eleições
- Quatro deputados da base de Lula assinam pedido de impeachment
- Ao contrário do que afirma vídeo, Lula não disse que vai implantar ditadura no Brasil
Eles debatiam sobre o Quociente de Inteligência (QI) das populações quando o apresentador disparou: "Sabia que tem macaco com QI de 90? 72 o QI na África. Não dá para a gente esperar alguma coisa da nossa população".
Na sequência, Gustavo comentou sobre o histórico africano com democracias: "Democracia não prospera na África. Para você ter uma democracia você tem que ter o mínimo de capacidade cognitiva de entender entre o bom e o ruim, o certo e o errado", disparou.
Na sequência o deputado afirmou também que Brasil "está desse jeito". "O Lula chegou na presidência e o povo burro 'eeeee picanha e cerveja!'".
Anteriormente na entrevista, o deputado tinha comentado também que como deputado tinha muita cautela sobre o que falar. "Não tenho medo de ser cassado, mas tenho medo de ser preso. A gente tem que medir o que a gente fala o tempo inteiro".
Veja o vídeo na íntegra:
Deputado se pronunciou nas redes sociais
Após a repercussão do caso, o deputado se pronunciou nas redes sociais. Na legenda da postagem, o deputado afirmou que os que o criticaram "entram pra fila dos que querem me prender e cassar o meu mandato".
No vídeo, ele reage a entrevista ao podcast e comenta sobre as falas consideradas polêmicas e alvo de denúncia da deputada Duda Salabert (PDT-MG).