VISITA OFICIAL

Após reunião com Lula e Pacheco, Fernandez encontra ministros do STF

Presidente da Argentina está no Brasil cumprindo agenda oficial. Essa é a quarta visita dele ao país

Cumprindo agenda oficial em Brasília, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, se reuniu, no fim da tarde desta segunda-feira (26/6), com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, na sede da Corte. O encontro ocorreu após o argentino se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, almoçar no Itamaraty e visitar o Congresso Nacional.

Durante a visita de cortesia, Weber falou sobre os atos golpistas de 8 de janeiro – que resultaram na depredação dos prédios dos três Poderes. "O STF foi totalmente quebrado, vilipendiado, no dia 8 de janeiro. Mas nós reconstruímos e agora podemos recebê-lo. Ainda que sem nossas obras de arte, porcelanas", disse a magistrada.

Também participaram da reunião os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Eles explicaram sobre como é feita a formação do Supremo e o papel da Corte em defesa da Constituição. Essa é a quarta visita oficial de Fernandez ao Brasil desde o início do terceiro governo Lula. A primeira durante a posse do petista, em janeiro; a segunda em maio, quando se reuniu com o chefe do Executivo; e a última para participar da cúpula com presidentes sul-americanos.

A Argentina é o terceiro principal parceiro comercial do Brasil, porém, enfrenta uma crise econômica. Alberto Fernandez já anunciou que não vai concorrer à reeleição. Lula tem articulado iniciativas de ajuda ao país vizinho, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras.

No mês passado, no Japão, o presidente brasileiro conversou com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sobre a situação econômica da Argentina, além de buscar apoio junto ao Brics – bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


Saiba Mais