O jantar entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e o príncipe saudita Mohammed bin Salman al Saud, previsto para esta sexta-feira (23/6), foi retirado da agenda de Lula. Segundo fontes do Planalto, o encontro foi cancelado.
Mohammed bin Salman, é o príncipe que deu joias milionárias ao casal Jair Bolsonaro (PL) e Michelle Bolsonaro. O jantar encerraria a agenda de Lula em Paris, França, onde o presidente participou da Cúpula por um Novo Pacto Financeiro Global, e seria realizado na Residência Oficial do Reino da Arábia Saudita na capital francesa.
- Lula e Janja vão a jantar oferecido por príncipe que deu joias a Bolsonaro
- Príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman é nomeado premiê
- Após redução da produção de petróleo, EUA reavaliam relação com Arábia Saudita
Com 37 anos, Mohhamed é príncipe herdeiro da Arábia Saudita e filho do rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, 87 anos. Em 2021, Mohammed deu joias no valor aproximado de R$ 16,5 milhões para Jair e Michelle Bolsonaro, as mesmas que o ex-presidente tentou trazer ilegalmente ao país e incluir em sua coleção pessoal.
Primeiro-ministro da Arábia Saudita
Apesar de herdeiro, o príncipe já atuou em diversos cargos no governo saudita, como ministro da Defesa, e foi nomeado no ano passado como primeiro-ministro. A fortuna de sua família é estimada em US$ 1,4 trilhão.
O príncipe acumula uma série de denúncias, como ataques contra o direito das mulheres, de pessoas LGBTQIA+, cristãos, e é acusado de ter aprovado a captura do jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado em um consulado saudita na Turquia em 2018.