O 26° Encontro do Foro de São Paulo, que acontece em Brasília entre os dias 29 de junho e 2 de julho, terá um painel para discutir fake news e desinformação. O evento deve contar com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A presença do petista está prevista, mas ainda depende de organização da agenda para que ele possa comparecer. O debate sobre desinformação será no sábado (1º/7) e, de acordo com os organizadores, deve contar com transmissão ao vivo pela internet.
- PT divulga lista de delegações no encontro do Foro de São Paulo
- Lula diz que exigências da UE para acordo com Mercosul são "ameaça"
- Tweet do PT sobre reunião do Foro de São Paulo na Venezuela não é de hoje
Questionada pelo Correio se o debate vai envolver o PL das Fake News, que está em tramitação na Câmara, Mônica Valente, secretaria executiva do Foro, afirma que o debate será livre e que, eventualmente, o tema poderá ser levado para discussão por algum dos participantes.
Segundo ela, algum convidado pode querer "discutir este tema da regulação das redes sociais, que é um tema que a Europa também está discutindo, mas não há como prever", disse. "A discussão é livre", destacou.
Origem
O Foro de São Paulo é um grupo surgido na década de 1990, por iniciativa do Partido dos Trabalhadores, que neste ano será o anfitrião do evento. A última vez que a reunião do grupo ocorreu no Brasil foi em 2013, durante gestão da ex-presidente Dilma Rouseff (PT).
A iniciativa reúne partidos, organizações, políticos e chefes de Estado de esquerda da América Latina e do Caribe. Neste ano, deve contar com representantes da esquerda dos Estados Unidos.