SUPREMO

Autoridades parabenizam Zanin por aprovação ao STF

Indicado pelo presidente Lula, o advogado assumirá a vaga de Ricardo Lewandowski, aposentado da vaga por atingir a idade de 75 anos

Aprovado na noite desta quarta-feira (21) no plenário do Senado Federal para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin foi parabenizado por uma série de autoridades que compõem os Três Poderes. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado assumirá a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, aposentado da vaga por atingir a idade de 75 anos.

Futuros colegas de Zanin no STF manifestaram suas felicitações via nota à imprensa ou pelas redes sociais. Os ministros Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e Alexandre de Moraes foram os primeiros a enviar congratulações a Cristiano Zanin.

“Parabenizo Cristiano Zanin, agora colega e ministro da Suprema Corte, pela aprovação de seu nome. Sempre atuou com elevada qualidade profissional e tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades. Dou-lhe as boas-vindas”, declarou o ministro Barroso. 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, usou o Twitter para parabenizar Cristiano Zanin e elogiou a carreira e currículo do advogado.

Lideranças do Congresso Nacional de diversos partidos também desejaram boa sorte e felicitações a Zanin. No Plenário e na CCJ diversos senadores fizeram elogios ao indicado por Lula. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), usou o Twitter para reforçar os comentários elogiosos que fez a Zanin ao longo do dia.

“Como Líder do Podemos na Câmara Federal, parabenizo o jurista e professor Cristiano Zanin, por sua aprovação, pelo plenário do Senado Federal, para Ministro do Supremo Tribunal Federal – STF. Envio votos de sucesso para tão importante função, que a de defender os preceitos constitucionais da República, com responsabilidade e imparcialidade que o cargo necessita. Serenidade para contribuir no processo de fortalecimento da nossa democracia e no equilíbrio entre os Poderes constituídos”, disse Fábio Macedo (MA), líder do Podemos na Câmara.

Saiba Mais