O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (21/6) com o Papa Francisco, no Vaticano. Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, durante o encontro.
O chefe do Executivo foi ao Vaticano conversar com o pontífice sobre uma possível saída pacífica para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, além de discutir medidas para o combate à fome e à desigualdade no mundo.
- Lula sanciona reestruturação de ministérios com quatro vetos
- Lula na Itália: visita não inclui encontro com primeira-ministra de direita
- Lula desembarca em Roma; confira agenda de compromissos
O casal entregou presentes ao Papa Francisco. Janja levou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, enquanto Lula deu uma placa dourada com os dizeres "a paz é uma flor frágil", em italiano.
Agenda europeia
O petista está em viagem à Europa, e passa o dia em Roma e no Vaticano. Mais cedo, Lula esteve com o presidente italiano, Sergio Mattarella, com o ex-primeiro-ministro do país Massimo D’Alema, e com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schein.
Ao meio-dia, horário de Brasília, o presidente estará com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, uma das líderes de extrema-direita no mundo. A última agenda de Lula no país será com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, no fim do dia. O presidente brasileiro embarca depois para a França, onde terá compromissos amanhã (22) e sexta (23).