O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (20/6) desembarcou em Roma, na Itália, na manhã desta terça-feira (20/6). O petista e a primeira-dama, Janja, foram recebidos por membros do clero e autoridades do governo italiano.
Na terceira viagem à Europa neste mandato, Lula terá uma agenda cheia em terras italianas. Ainda nesta terça ele se encontra com o sociológo Domenico de Masi, criador do conceito “ócio criativo”.
Na quarta-feira (21/6), Lula se encontra com o presidente da Itália, Sergio Matarella, e participa de um almoço com o líder em um evento oferecido pelo anfitrião, no Palácio do Quirinale. A agenda econômica bilateral e o acordo entre União Europeia e o Mercosul devem ser os temas do encontro.
No mesmo dia, o petista irá ao Vaticano para encontrar o Papa Francisco, com quem deve discutir sobre esforços para encerrar a guerra na Ucrânia, mudanças climáticas e o combate à fome.
Fim da semana está reservada para festival e encontros na França
Na quinta e sexta-feira (22 e 23/6), Lula embarca para a França. No país, participa, na quinta, da cúpula para um novo pacto financeiro global e um jantar oferecido por Emmanuel Macron aos chefes da cúpula. Ainda é previsto um discurso no festival Power Our Planet, na capital parisiense, que busca adquirir recursos e atenção para a proteção ambiental.
Já na sexta, o presidente participa do Diálogo de Alto Nível da Cúpula e de um almoço com Marcon. A agenda está sujeita a alterações.
*Com informações da Agência Brasil