O Partido dos Trabalhadores (PT), anfitrião do 26° Encontro do Foro de São Paulo, que neste ano ocorre em Brasília, divulgou a lista oficial de delegações estrangeiras que vão participar do evento. O grupo reúne partidos, governos e organizações de esquerda da América Latina.
De acordo com nota do PT, enviada ao Correio, no encontro deste ano, representantes dos Estados Unidos, da China e da Europa participam na condição de convidados ou observadores. A reunião ocorre no Setor Hoteleiro Sul entre os dias 29 de junho e 2 de julho.
- Delegações de 23 países confirmam participação na reunião do Foro de São Paulo
- Lula critica Foro de São Paulo e propõe nova organização de esquerda
- Tweet do PT sobre reunião do Foro de São Paulo na Venezuela não é de hoje
Participam do encontro delegações de partidos políticos membros do Foro da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, Equador, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Peru, Venezuela e Uruguai.
Como convidados, participam o Partido da Esquerda Europeia, DSA/EUA (Socialistas Democráticos da América), Partido Comunista da China, Grupo EuroParlamentar da Social Democracia Europeia e Internacional Progressista.
PT criou o grupo
O Foro de São Paulo foi criado em 1990, por iniciativa do Partido dos Trabalhadores do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar do evento.
Trata-se de um grupo político que envolve entidades de esquerda para discutir pautas em comum, como o fortalecimento de progressistas em países da América Latina. Em pelo menos dez nações, integrantes do Foro de São Paulo participam do comando do governo.
As forças de segurança de Brasília estão em alerta máximo por conta da quantidade de visitantes estrangeiros. O policiamento e ações de inspeção de segurança devem ser reforçados.