Congresso

CCJ do Senado inicia leitura de relatório de indicação de Zanin ao STF

Senador Veneziano Vital do Rêgo, relator da sabatina de Cristiano Zanin, afirmou que comissão possui elementos suficientes para iniciar discussão

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado iniciou, na manhã desta quinta-feira (15/6), a leitura do relatório sobre indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o parecer apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), os integrantes do colegiado têm elementos “suficientes” para firmarem juízo sobre a nomeação do jurista — indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Ante ao compilado, entendemos que as senhoras e os senhores Senadores integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal dispõem de suficientes e sobejos elementos para firmarem juízo de convencimento sobre a indicação do Dr. Cristiano Zanin Martins, para exercer o augusto cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal”, disse o parlamentar.

Veneziano Vital do Rêgo exaltou o currículo de Zanin. “A despeito da sólida e vigorosa atuação enquanto procurador à frente de demandas em searas diversas do Direito, o Dr. Cristiano Zanin não secundarizou a elaboração científica, sendo autor de inúmeros estudos jurídicos que permeiam discussões nos ambientes forenses pela marca das densas abordagens propostas”, disse na leitura do relatório.

A CCJ deve votar o nome do advogado na próxima quarta-feira (21), logo após a sabatina — agendada para iniciar às 10h. Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o tema deverá ir a plenário no mesmo dia.

Em busca de apoio

A menos uma semana de ser sabatinado na CCJ, o advogado Cristiano Zanin, indicado ao STF, garantiu, ontem (14), o apoio de mais uma bancada no Senado. Com uma agenda extensa no Congresso, ele saiu da reunião com o MDB com a definição que o terceiro maior partido da Casa votará por sua aprovação no plenário.

Com isso, o indicado de Lula conta com o apoio de ao menos 32 senadores. Além do PT, com 8 senadores, o voto a favor de Zanin será unânime entre os congressistas do MDB e do PSD, com 10 e 14 senadores, respectivamente. Para hoje, são previstas reuniões com os senadores Carlos Viana (Podemos-MG) e Esperidião Amin (PP-SC). 

Saiba Mais