Congresso

Frente Parlamentar Mista da Saúde é lançada nesta quarta-feira

Durante o lançamento, o colegiado apresentará ações para 2023. Evento acontecerá no Sesi Lab, a partir das 19h, e contará com a presença da ministra Nísia Trindade

O lançamento da Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS), presidida pelo deputado federal Zacharias Calil (União-GO), será realizado nesta quarta-feira (14/6), no Sesi Lab, em Brasília, a partir das 19h. Entre os convidados está a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Também marcarão presença parlamentares e conselhos federais como o de Farmácia, bem como representantes da indústria da saúde, Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na oportunidade, a Frente anunciará as principais pautas e ações para 2023.

“O lançamento tem o objetivo de apresentar oficialmente a Frente da Saúde para o governo, a sociedade e o setor. A nova FPMS tem uma proposta inovadora e moderna, mesmo sendo a mais longeva. A Frente quer aglutinar todos os atores que compõem a área pública e privada para garantir o direito constitucional da população ao acesso à saúde de qualidade”, afirma Calil.

Entre os parlamentares, participarão todos os membros da Mesa Diretora como vice-presidentes: o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Medicina (FPMed), senador Hiran Gonçalves (PP-RR); e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, deputado Zé Vitor (PL- MG); além dos membros da comissão, Osmar Terra (MDB-RS) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). Fecha a composição, como secretário-geral, o deputado Eduardo Velloso (União-AC).

Também estará presente o Instituto Brasileiro de Saúde e Assistência Farmacêutica (Ibsfarma), o Cuida Brasil, responsável pela Secretaria Executiva da FPMS, com a coordenação dos trabalhos entre Conselho Consultivo, formado pela sociedade civil, e os parlamentares, liderados pela Mesa Diretora.

“O evento é o pontapé inicial dos trabalhos da Frente da Saúde e para fazer contato presidencial com a comunidade que envolve a saúde brasileira. O pós-pandemia impôs desafios à retomada das políticas públicas. Por isso, ações legislativas são fundamentais para a melhoria da saúde no Brasil e no andamento de propostas que agreguem para a sociedade”, explica o secretário-executivo do Cuida Brasil, Dr. Gustavo Pires.

Saiba Mais