Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Cultura (MinC) realizam entre esta quarta-feira (14/6) e sexta-feira (16), em Brasília, um evento para promover o debate sobre a construção de políticas públicas intersetoriais que destaquem a integração entre arte, cultura e educação. O Seminário Nacional de Cultura e Educação – Aprender para Construir pretende discutir as estratégias fundamentais para a criação de repertórios e a democratização de atividades culturais e educativas.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca a importância de promover um debate interministerial. “Esse seminário vai ser crucial para compormos esse movimento novo, de diálogo entre tantos agentes. É disso que estamos precisando para poder, daqui a alguns anos, ver florescer oportunidades novas, compreendendo a aliança entre cultura e educação como vitais em nossas vidas e na formação humana. O MinC e o MEC vão caminhar juntos e vamos aproveitar o máximo para trazer conquistas para o povo brasileiro”, diz.
- Margareth Menezes: "Liberamos 1.940 projetos que estavam bloqueados na Cultura"
- Lei Paulo Gustavo é para descentralizar recursos, diz ministra
- MEC cria fórum para acompanhar atualização do piso da Educação Básica
No evento, autoridades e especialistas vão discutir as interfaces entre o Plano Nacional de Cultura, o Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Livro e Leitura. A programação inclui a realização de painéis abertos ao público e a discussão em Câmaras Técnicas, restrita a participantes do primeiro encontro dos grupos de trabalho, que devem propor um calendário de encontros e estratégias de atuação.
O ministro da Educação, Camilo Santana, reforça a ação das pastas. “Cultura e educação andam juntos e são essenciais para a promoção da cidadania, dos direitos humanos, da diversidade, da sustentabilidade e do desenvolvimento. Por isso, o Ministério da Educação está ao lado do Ministério da Cultura na promoção do Seminário Nacional de Cultura e Educação – Aprender para Construir. Juntos, vamos pensar políticas públicas integradas, com ênfase na formação artística e cultural na educação básica”, ressalta.
Na avaliação do secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, o seminário vai proporcionar uma reflexão em torno das políticas integradas de cultura e educação. “Com ênfase nas agendas de formação artística cultural e do Plano Nacional do Livro e Leitura, pretendemos pautar, dentro dos ministérios, dos governos e da sociedade brasileira, a integração entre as políticas de cultura e de educação como vetores estratégicos para o desenvolvimento da nação”, aponta.
*Com informações do Ministério da Cultura